
O que é a DBT?
A Terapia Comportamental Dialética (Dialectical Behavior Therapy - DBT) foi desenvolvida pela dra. Marsha Linehan para o tratamento de pacientes com intensa desregulação emocional e condutas suicidas.
Hoje é indicada também para outros distúrbios graves, como transtornos relacionados ao uso de substâncias, transtorno depressivo maior (TDM), transtorno do estresse pós-traumático (TEPT), entre outros.
A DBT é um modelo terapêutico que consegue integrar dois grandes eixos fundamentais para o trabalho com pacientes que possuem problemas graves e complexos em diferentes áreas da vida.
O primeiro eixo refere-se à necessidade de um tratamento altamente estruturado e organizado que dê, tanto para o terapeuta quanto para o paciente, segurança com relação à efetividade dos procedimentos que estão sendo realizados e, além disto, forneça uma visão clara se o tratamento está avançando ou não em seus objetivos.
O segundo eixo, por sua vez, se traduz na importância do trabalho terapêutico ser desenvolvido em modo humano, afetivo e validante. Além disso, que seja baseado por uma visão empática, não julgadora e compassiva.
É devido a junção desses dois grandes eixos que a DBT consegue promover uma mudança efetiva tanto comportamental como emocional nestes pacientes.
EM QUAIS CASOS A DBT É RECOMENDADA?
A DBT foi desenvolvida, originalmente, para o tratamento de pacientes com intensa desregulação emocional que apresentam comportamentos suicidas e condutas autolesivas sem intencionalidade suicida crônicas.
Desde os seus primeiros estudos, e ainda hoje, a DBT demonstra-se como a abordagem terapêutica mais efetiva que existe para o tratamento de pacientes com transtorno da personalidade boderline (TPB). Contudo, atualmente suas evidências de tratamento não estão mais restritas a este transtorno.

Também se mostra efetiva para:
Transtornos
Alimentares
Depressão
Crônica
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Transtornos relacionados ao uso de substâncias
Transtorno do Humor Bipolar (THB)
Casais com intensos conflitos emocionais
Transtorno Depressivo Maior (TDM)
Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT)
Outros problemas
clínicos